

Normalmente as pessoas associam a mastologia ao tratamento do câncer de mama. Embora essa seja a demanda mais conhecida, nossa atuação, na prática, é bem mais ampla. De forma geral, trabalhamos para promover a saúde das mamas das mulheres, o que inclui examinar, diagnosticar e tratar doenças malignas e benignas dessa região. Além da avaliação clínica, podemos atuar no diagnóstico por imagem, nas cirurgias para retirada de tumores, para reconstrução da mama após o tratamento oncológico, para correção de malformações mamárias, bem como na cirurgia corretiva mamária de pessoas transgêneros. Por fim, claro, os profissionais dessa área também podem se dedicar, conforme aptidão e interesse, ao planejamento da estratégia de tratamento oncológico em mulheres com câncer de mama. Trata-se de uma área com muitas ramificações, que exigem muita especialização! Conheça abaixo as vertentes em que atuo.
A maior parte das doenças que acometem as mamas é considerada benigna. Incluem-se no grupo: mastites, lesões medulares, cistos, dor mamária e malformações (hipertrofias, mamas extras, assimetria etc.) entre outras.
Existem diferentes que exames para diagnóstico do câncer e de outras doenças das mamas, entre eles a mamografia, a ultrassonografia das mamas, a ressonância magnética das mamas, a tomossíntese e a angiomamografia, a depender do caso clínico.
Apesar da boa resposta terapêutica - se diagnosticado precocemente -, o câncer de mama feminino é o tipo mais comum em todo o mundo e o tipo que mais leva mulheres ao óbito. A prevenção e o rastreamento são fundamentais.
As abordagens cirúrgicas das mamas podem ser necessárias para tratamentos de lesões benignas ou do câncer, para reconstrução (total ou de parte da mama) e para correção de deformidades provocadas pelo tratamento (Oncoplastia). Há também as cirurgias estéticas.
As cirurgias de redesignação sexual, incluindo o implante mamário ou a retirada das mamas, fazem parte do protocolo de atendimento a pacientes com disforia de gênero. Podem ser necessárias, muitas vezes, para cessar o sentimento de incongruência vivenciado por esses indivíduos.